1 de ago de 2009

Casamento: signficados e origens

O casamento é o símbolo da união amorosa do homem e da mulher. No misticismo signfica a união de Cristo com sua Igreja, de Deus com seu povo, da alma com seu Deus.

Já para a psicanálise junguiana, o casamento representa a conciliação do inconsiente, que é princípio feminino , com o espírito, princípio masculino.Pode-se verificar que em quase todas as mitologias há os casamentos sagrados. Além de simbolizarem uniões do homem com Deus, representam uniões de princípios divinos , como por exemplo na mitologia grega , Zeus ( a força ) com Têmis ( a justiça ou a ordem eterna ), dando origem a Irene ( a paz ) , Eunomia ( disciplina ) e a Dice ( o direito ).

Quanto a instiuição casamento, seu embrião surgiu entre os antigos romanos, não por acaso. Com um sistema de normas e costumes bastante desenvolvido para a época, o direito romano serviu de base posteriormente para as sociedades ocidentais. No fim do Império Romano , o casamento era uma prática social que começava a ser difundida com o intuito de formar uma descendência e garantir a transmissão de bens patrimoniais. Para isso , a monogamia tornava-se condição imprescindível.

O casamento era comum não só entre a classe dominante romana mas também se firmava entre plebeus e até escravos. O assunto passava a ser de interesse geral , inclusive do próprio Estado que garantia á noiva casar espontaneamente perante juízes e testemunhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário